30.4.09

Você, banca!?

Innsbruck.Áustria - por meus olhos

São pessoas que te olham e julgam. Mas elas te olham mesmo ou só julgam?
Conversas a parte, como se aquela “cu-rriola” fosse a única coisa importante. Como você me disse, com o queixo no peito. Será que participam de um alongamento coletivo, fico eu a analisar. Será que enxergam além dos óculos? Eu consigo ver, com meus olhos de arquiteta, elas têm cabresto. O do cavalo.
Se ao menos pudessem olhar com a alma. Mas e se os olhos da alma também têm catarata!? Não adianta, nunca veriam a coisa como ela é. Não ouvem, nem sequer, os sons da contemporaneidade.
E eu também julgo. Diria com meu ar de aquariana, elas não sabem de nada. Nada além do seu tempo. Aquele antigo, do Lago dos Cisnes. Se eu tivesse alergia, sairia espirrando. É muito ácaro!
Posso julgar mais um pouco? Não diria julgar, mas olhar as coisas como elas são. Ou pelo menos como se apresentam. Se existisse verdade, não seriam 2 minutos e 47 segundos o tempo de se tornar um profissional. E seriam 5 anos de faculdade? Ou uma vida inteira.
Então fico descobrindo, a cada nova experiência. Está muito calor com este cobertor em cima de mim. É outono e os dias são leves, apesar de frescos.
Se eu puder ir mais além, consigo vê-las como vejo minha vó: fofinha e ás vezes um pouco rabugenta. A maneira como recebeu as experiências da vida a tornou assim. Afinal, tudo é uma questão de ponto de vista! Mesmo que se tenha 70 anos e a visão já não é mais a mesma.
Como serão as suas casas? Eu sinto cheiro de casa de vó. Geladinha e sombria. Mas olha o sol que entra pela cozinha! Elas também têm aconchego. Só não sei qual que é, mas elas têm.
Isso já não importa mais. Foi, muita importância, um dia. Agradeço, sempre me mandam pessoas que tem algo a mais. Uma palavra, um gesto, um sorriso. Ali dentro mesmo daquele círculo. E o hoop sempre presente!
Obrigada!


PS. Por isso que eu amo a arquitetura européia!

Um comentário:

Adriana Neumann disse...

Oi xará!

Q legal a casa da foto. Adorei! A propósito, adoro espaços com muito vidro, pé direito alto, pra entrar muita luz. Minha casa é bacana, mas ainda não é a dos meus sonhos.

Beijocas,

Adriana