31.12.09

Um dia de ano novo. Um só dia que se faça novo. Novinho em folha. Você respira e sente que o ar tem cheiro de árvore de praia. Você inspira e percebe que a brisa se faz presente. Passeia pelos cabelos e adentra a pele. Ela susurra em meus ouvidos: deixe ir, então. Então se vai...assim como veio, assim no mesmo caminho, de ida e volta. Que se desfaça então no astral. Volta renovado, volta com amor, e leva um espelho. Como quem oferenda flores para Iemanjá. Com todo o respeito. E é preciso pedir permissão, para a Mãe. Permissão para que se possa devolver, permissão com amor, e gratidão. E que por Ela se renove, que através Dela o que for preciso será feito. E o amor em estado latente até sua ebolição. Pronto para jorrar, assim, respingos de amor. Leve e sem dor.
E aquilo que fica, cria raíz. Adentra sempre mais. Na cor da terra, no cheiro de chuva. Quem lava a alma e por quem se transpira amor. Suave e sempre intenso. A vantagem está na conexão. É Deus com você, sempre. É a sua pureza quem age. Pela verdade que se constrói o seu castelo. Não aquela que esperam, mas simplesmente a verdade do seu coração. Sendo assim, Deus caminha junto, perfumando o caminho com flores.
E se existem pedras, sim elas existem, são pequenos tropeços que me elevam. Ninguém tropeça em montanhas. Stones taught me to fly. Depois de um tombo, existem ondas lindas, a espera de serem pegas. Só entende quem tem ligação com o mar. Quem tem ligação com o Bem. E só depende do ponto de vista se machucar. Se por ventura doer, o amor estará presente curando. Se existe amor existe cura.
Obrigada Deus por se fazer presente a todo instante. Eu vejo Você. Em todas as pessoas, em todas as suas manifestações. Sigo na minha fé inabalável. E a gratidão jorra do meu peito. Há tanto amor...Que eu abro meus braços para receber ainda mais, o meu PRESENTE!
Basta um instante, basta orar na verdade e o novo se faz.
Feliz Ano Novo. Feliz Dia novo. Feliz instante novo. Feliz você novo. Feliz e sempre novo. Não importa o que passou, porque o que passou já passou. Sapato velho, pão embolorado, salgadinho mucho, folhas ao chão.
Deseje mais. A flor mais colorida, a roupa mais bonita, a cereja do bolo! A verdade é simples e ela mora dentro de você. E só você pode entendê-la, ninguém mais.
É nesta Verdade que escolho viver e seguir. Eu com Deus!

28.12.09

Why?

para o que não se pode mudar, aceitação
para o que não se entende, hipóteses
para o que não se entende II, foda-se
para quem vai embora, boa viagem
para quem fica, lets have some fun
para todos, o meu amor
para a raiva, própolis
para o que não foi dito, lição
para a sua ausência, lágrima
para a lembrança, saudade
para as toxinas, veneno
para a falsidade, espelho
para a dor, o amor
para a portada, gal(h)o
para o silêncio, questions
para a confusão, silêncio
para o triângulo, harmonia
para a linha reta, continuidade
para o ponto final, a gente
para você, quem eu fui
para mim, versos mudos
para a tempestade, folhas ao chão
para a brisa, eterna paixão
que não tem dor
que não tem mais vez
para a escolha, sabedoria
para o caminho, luz
para o final, pé na areia
para o começo, mar
para a tela em branco, cor
para a tristeza, a sua lembrança
para inspirar, o nosso encontro
para sempre, o nosso amor


e para o meu amor, a sua falta.























29.11.09

Ser Calunga


Sabe aquele dia em que a perfeição se manifesta? “E se eu puder sonhar com o dia perfeito pra mim, vai ser tudo como imaginei”. É assim. E não é de nenhum jeito mirabolante. É tudo tão simples...Assim mesmo, com os pés na terra. Andando descalça e de vestido. Sabe como anda meus cabelos? Por hora trançados e por hora voando. É a brisa que passou e me levou junto. Voando. Mas sempre com meus pés plantados no chão! Sabe aquela sensação de amor infinito? “Sinto meus braços quase perto de Deus”. Eu juro que se eu pudesse eu abraçava o mundo! Com todo o mundo, mesmo os que têm os olhos maiores que a cara! Sabe a plenitude que vem chegando e se instala? Assim, bem no meio da dureza dos dias. E a gente sente uma maravilha! Que tudo fica bom! Eu posso enxergar com os olhos do Bem! Eu tenho este mérito! Porque assim eu escolhi! Você também não quer? Sabe este suspiro? Que vem junto com a música boa e a chuva que lava o barulho. Este mesmo suspiro, de amor. De olhar nos olhos de quem se ama, de verdade. Porque este amor é apenas um reflexo do amor que mora dentro de mim. Eu suspiro e inspiro tanta suavidade! Mas eu juro, aqui não tem pra ninguém! Tanto que ninguém se atreve. Aqui mora esta Força de dignidade, e ai de quem se atrever! Aqui comigo ninguém pode! Porque simplesmente sou eu com Deus! Hoje e para sempre. Sabe aquele sorriso leve que fazem os olhos brilharem? É assim e é verdade! A Luz transparece e reluz. Como pote de ouro no fim do arco-íris. Você já viu? E eu não preciso dizer, porque eu não sei dizer com palavras. A Gratidão. Mas ela se parece com alguma coisa que nunca se esgota. E quanto mais se sente, mais se sente. E eu, na minha visão, levaria vidas para poder agradecer e usufruir. Como hoje! É tanto amor, que amor maior não cabe em mim. E chega lá longe. Tão capaz de transformar o mundo! E eu juro, sem a menor pretensão! Porque é real. As palavras ficam tão pequenas, mas é assim mesmo. O sentimento é tão maior. Há de existir outras palavras, como existem outros Universos. Um dia, quem sabe.. Por hora eu me aconchego nesta melodia, nesta suavidade e nesta força imensa de leoa! É capaz de arrancar qualquer coisa que não seja Bem-feito! Porque só o Bem é o caminho. Porque ele é o caminho do meio. É assim, simples assim. E de mais, eu ofereço um bolo de fubá com café preto! Porque eu amo, o café das 4. Cheira bom e cheira amor. Assim é ser e viver Calunga. Assim é o meu aprendizado, a cada dia, todos os dias. Obrigada!



24.11.09




"She's a girl in her own world
She's moving as fast as she goes
Loves her mom and her dad
The only secure that she knows
But at night she's alone
She's dreaming of somebody new
Her someone for to hold
She's praying the dream will come true

Show me the way
Show me, show me how
Help me, be brave
For love
Show me the way
Show me, tell me how
What do you say?

There's a pain in her heart
She's trying to hard to unwind
Makes her cry in the night
When visions so real make her blind
Wamts to break through the fear
Erasing the scars from within
Start a new kind of being
She's down and she's praying again

You see she's
Turning the key, unlocking the door
Embracing the roller coaster world
Stepping outside, body and soul
Taking whatever future holds
You're taking the stride, you're just "twenty-six"
And you know we've all been hurt before

See you're not alone, no
You're not alone"

(the corrs)


E o caminho foi mostrado, claramente.
Aperto o cinto ... e
EU VOU!

23.11.09



O dia insiste em continuar sonolento, pausado, atmosférico. Assim, como sons em voz de veludo, suave. A música que se projeta como luzes, pontos de luz, não ofuscam, não machucam. Só amortecem o barulho. São contínuos processos. Aberturas de canais. Todos os dias. Presente em todos os momentos. Não cessa. Não é interrompido. Não tem um ponto final. E soa assim, fluido. Contínuo. Como cambalhota no corpo de criança. A música caminha percorrendo o interior. Como a casa que mais gostamos. A mais agradável, tem flores e cheira bom. Sinto ondas de maresia, sinto ondas de pétalas, sinto ondas de ar. São o que são, e não há nada por definição. Insiste em permanecer vivo. Tão presente que a sensação é cada dia maior, mais intensa, mais real. Como a cor que enxergamos. Eu com o meu olhar. E você com o seu. Num segundo, assim como uma fração o entendimento solidifica-se em construção. Como o cimento nos tijolos. É uma construção tão bela, quanto o croqui que se faz. Primeiros traços que já determinam o projeto construído. Os pés na terra, e a força é tão imensa que a raiz pode arrancar qualquer paginação feita pelo homem. É tanta força, que a imensidão do que se sente é capaz de ultrapassar qualquer barreira, seja ela qual for a origem. Uma convicção tão exata, quanto a soma de 1+1. E uma explosão de sentimentos vêm à tona. Uma beleza, uma mágica, uma certeza. É a conexão com o que não se vê, com o que não é palpável, com aquilo que é pouco provável. Mas que existe, certo naquilo que se é. Firme naquilo que se sente. E nada mais é preciso. Insisto e solidifico, concretizando o que poucos conhecem. O que poucos se permitem sentir. Por medo, convicções ou descrença. Bas ta a fé e a entrega. E eu sinto, o amor Maior ...em mim.

6.11.09




Eu acredito e é algo tão maravilhoso o que ando sentindo, que de algum canal, lágrimas se libertam num choro desprendido. Como chuva que alivia a gente.
Um pranto que não sei daonde vem, não há razão específica, sentimentos e pensamentos misturam-se como que estes não fossem o motivo da razão.
Choro e não sei por quê.
Choro e lágrimas escorrem sem querer.
Alivia e é um abraço divino que eu recebo agora.
Algo tão maravilhoso que eu sinto. Nas gotas de tinta impregnadas em minhas mãos. Na maturidade que vem chegando no corpo de bailarina. No coração que sente paz. Nos olhos que derramam a força...da leoa.
É Deus. Só pode ser. Eu sinto Deus. Eu faço parte. E gratidão eu sinto que por hora expresso em lágrimas. É chuva que vem lavar a terra para frutificar. E as flores já estão prontas para se abrirem...logo mais.
É Deus e eu sinto tão forte, tão intenso que minha alma chora lágrimas de alegria. Elas escorrem sem parar. Não é nada fácil, mas é tão maravilhoso este momento de crescimento... que é Deus. E disto eu tenho absoluta certeza.
Amo que liberto meu canal. Sinto-me tão livre que eu voô feliz... feliz assim. Amo mais do que posso. Amo mais do que um dia ousei pensar. Sinto Deus tão presente, que desembrulho um a cada segundo. Presentes da vida para mim. É a resposta, é a maneira que o Universo me mostra a cada minuto que estou no meu caminho, certo para mim. E disso é a felicidade imensurável.
Tão bela quanto a luz do sol no mar a brilhar. E eu posso sentir a brisa que toca meu corpo, voô tão longe que me encontro comigo mesma. Deus ama da mais simples maneira. Deus abraça e abençoa. Deus mostra. Deus faz você crescer por si própria. E coloca as pessoas certas na hora perfeita. Deus é incrível. E eu posso sentir a imensidão da beleza através dos olhos da alma. Olho e sinto a forma que vejo. Olho e respiro o cheiro das sombras. Olho e sinto tanto aroma, que só Deus para perfumar a minha alma. Colorida e cheira flor, e cheira protetor, e cheira brisa...
Amo tanto que sinto-me em paz, mesmo na loucura dos dias, mesmo na luta interior, mesmo no que não se entende, mesmo no que ousa ferir. Que hoje eu já nem sinto, porque transformo a dor em amor. Repleta da luz divina. É um amor tão grande. Uma gratidão tão pura, que eu não teria palavras, nem cores, nem texturas, nem versos, nem aromas, nem sons, nem dança, nem mesmo estas lágrimas para poder expressar o que sinto.
É tão forte, tão grande e tão intenso que eu gritaria em silêncio no ouvido de cada ser, o quanto eu amo e sinto Deus presente em mim. Uma cura tão intensa, que abre o canal mais belo que se pode ter... o amor que se sente em forma de GRATIDÃO.

Suspiro. É o que posso ousar expressar.


(Há exato 1 ano)


O galho de jasmim e a lua




Poema dedicado as Helenas, Dris, Rosinhas, Celinhas, Marias, Vanias, Sonias, enfim, todas irmãs-luas:

Que lua é esta?
Só pode ser coisa de Deus...

A noite se instala e faz-me ver a lua que reflete
Toda a beleza no instante do agora
Com seu magnetismo entorpece-me pela Luz!
Luz que reflete todos os corações humanos
luz capaz de vibrar a emoção mais profunda,
luz que desperta os sentimentos de maior ternura,
luz que me trouxe o delicioso cheiro de jasmim em flor
De duas cores: verde e branco, ofertados pela Helena,
colhidos inda pouco naquele jardim colorido da varanda
Irmã querida, companheira,
Tão diferente e semelhante
Ao vibrar no Amor
Imanadas e imantadas pela singular vibração lunar
Tão capaz de até mesmo interferir, naturalmente,
criando e recriando a perfeita atmosfera
de muito Amor e Paz nos mares da vida


Lindas noites para todas.

(Cida Valadares)

19.10.09



Alguém me disse
Senta aí e avisa
que o que se sente
é tão melhor
que este caco que se
mostra no chão
Recolhe com a alma
e deixa regenerar
Alguém me disse
Senta aí e analisa
que desta dor
se faz suco de amor
Bebe e experimenta
É tão saboroso
que quanto mais se expreme
Tão mais se liberta.


18.10.09

Porque cansa. Quando se decide ser a mesma coisa. Por que então ser a mesma coisa sempre? O mesmo trabalho, o mesmo passo, os mesmos sonhos, o mesmo amor?
Há tanto...
Um tanto quanto triste não seguir o fluxo. Aonde está todo mundo?
E não adianta! Sou eu mesma a única a me acompanhar, sempre!
Por que eu quero tanto a sua mão? Eu correria de volta, sem pensar, pro seu abraço.
Há tanto conforto...
Por que esta vontade louca de viver? Sinto meus braços quase perto de Deus!
Uma máquina de lágrimas foi projetada dentro da minha face. Sem fim.
É só a chuva que não cansa de cair.
Pinga, pinga, pinga
Há tanto por cair...
A terra anda sedenta.

15.9.09

Rua da Consolação

Caminhando pela calçada, assim, como se estivesse sobre um asteróide.
E a única pessoa a existir era ... humm, não havia pessoa alguma!
Eu sei bem, eu vi. Tão nítido quanto a melodia que se silenciou.
Ele tinha um carneiro! Eu bem vi, com aquelas patas mirradas e tufos e mais tufos de pêlos sobre seu corpinho redondo. Um pêlo meio espigado é bem verdade, mas ainda assim era fofinho. E branco. Ele andava na coleira. Gente, domesticaram o carneiro! Coisa de pessoa grande.
Meu Deus! E ele daria conta de tantos baobás nenéns que existem aqui? Não sei, não fiquei a tempo de ver. Foi o tempo suficiente de ver um único baobazinho ser arrancado. No mesmo instante em que juntos observamos o pôr-do-sol a quase exatas 22:47 hs. Coisa de pessoa grande.
Aquele vento frio pixado de fumaça cinza acariciou-me como uma brisa:
"- As estrelas são todas iluminadas...Será que elas brilham para que cada um possa um dia encontrar a sua? "
Eu pude ouvir a sua voz mesmo com os vidros fechados e as portas trancadas. Entupida naquele inferninho.
Ele era igualzinho a sua imagem personificada. Um leve curvado, a boca era quase um ponto, um ponto final. Era tão sábio no meio daquela multidão! Sim, havia milhares de pessoas. Tudo louco. A gritar frustrações. A correr da sua sombra. Um atropelamento de pessoas grandes. Tudo muito confuso. Tudo muito egóico.
Foi nítida a dualidade. Como o espinho e a rosa. E eu também não sei por que elas perdem tanto tempo produzindo espinhos inúteis.
E o que foram aquelas galochas?! Tão a par do tempo. Tão despojadas! A calça tinha ranhuras. Eram pinceladas. Eu bem sei. Seu tronco reto como num retângulo se aconchegava numa blusa preta.
Ao que num impulso de seguir, em cada luz que pisca, na cidade que se constrói lá longe, numa linha tão cheia de recortes no horizonte, a música de novo tocou em mim:
"- Quando olhares o céu de noite, eu estarei habitando uma delas, e de lá estarei rindo; então será, para ti como se todas as estrelas rissem! Desta forma, tu, e somente tu, terás estrelas que sabem rir!"
Eu sorri. E segui em frente. Banhada por aquele encontro.


...e eu me perdi no país das lágrimas.



9.9.09

Up



Em algum lugar ele existe, sei que sim.
Inseridos nas paisagens que se projetam
Um grafite no papel
pode ser crayon
Aquarelado
Tinta acrílica
A óleo
Genuinamente meu
Tão perto do que sou
Estes lugares existem, sei que sim
Transpiram o nosso suor
Tijolo por tijolo
Não exite palavra tão pouco definição
Cada um sabe de si
Cada qual que coloque cal
Transborda a emoção
é a presença sem contornos
A energia na sua mais pura vibração
quando se concretiza
quando se acredita
sem questionamentos
É a fé na sua expessão mais divina
Você pode e merece
Não há limite para a imaginação
Não há dúvida aonde existe verdade
A sua verdade
Não há nada, absolutamente, que impeça
É assim, algo de criança
Lugares que você cria
Situações que você imagina
Tudo isso existe
Em algum momento
Em algum lugar
Tome as rédeas
Seja o rei das suas ideias
Como um sábio
Voe tão longe que ninguém possa alcançar
Só quem pode deseja estar no mesmo lugar
E não existe um só lugar
Que não se possa ir
Aonde nossos sonhos nos levar






5.8.09

Esbranquiçou


Não é fácil. Quase nunca o é. Quase que não existe. Nunca foi fácil. Nunca é.
Mesmo que seja por tempo determinado. Mesmo que seja estratégico. ...Ou mera ilusão.
Prefiro acreditar nas estratégias de saldos positivos. Quase sempre. Sempre que existe. Sempre é.
Mas a dor pega forte. Tão forte que fecha o peito. Tão forte que o vazio se manifesta em presença. Como isso pode?
Um pranto de quem perdeu alguém - perfeitamente - querido.
Um passo desritimado, fora do tempo. Como se fosse a única a bailar enquanto todos esperam o começo da música.
... A decisão requer coragem. Por mais que se ganhe, algo sempre se perde. Como palavras jogadas a esmo. Perdeu-se então a oportunidade de criar frases belas e construtivas.
Ao som desta melodia serena, inserida no breu, que só a lua cheia pode pontilhar luz. Uma alma que empalidece toda vez que se diz não à dança.
É só o que posso enxergar por hora.

3.8.09

Tirolesa

Sabe aquela sensação de que você quer ir, mas não consegue? Não consegue porque tem medo?
É assim, algo que paralisa e não te deixa sair do lugar. A cabeça já foi, mas seu corpo continua preso com os pés no chão. E dentro de você só existe sensações que sobem a tona. São medos que você achava que não tinha mais. São temores que você só acha que existe nos outros. e aquela hora, a vida te mostra cara a cara o que ainda existe por limpar. Sentimentos ruins, eu julgo. Mas que são estes que me fazem pensar, refletir, e redirecionar novamente a minha energia.
Para onde quero levá-la? Aonde quero estar agora, e com que sensação?
É uma angustia, uma lágrima, uma dor de cabeça. São expressões do que não anda bem. Não tão bem quanto eu gostaria. Não tão forte quanto deveria.
A vontade é de que tudo volte, para eu agarrar e nunca mais soltar. Certificar-me de que tudo vai ficar aqui pra sempre. Este momento, estas pessoas. Mas hoje já é segunda e os dias já se foram. As pessoas já estão no seu dia-a-dia. É hora de se jogar, ou você vai ou fica paralisada pelo medo de ir. Coragem! Arrisque e se joga. A sensação vai ser boa, melhor do que se imagina!!

22.7.09





Sinto que poderia dizer,
um abraço que quero dar.
Mas a verdade é que só quero sorrir e poder agradecer.
Cada gesto seu. E cada palavra.
São mais do que especiais. Vem de corações assim, como o seu e o seu.
E me parece não ter espaço para retribuir. Ocupei tudo comigo mesma.
Eu não me sinto bem por isso.
Se pudesse chegar aos ouvidos do seu coração...
minha alma estaria aí.
Aconchegada no seu carinho.
Falo isto pra você. e pra você. e pra você. e pra você.
São tantos vocês.

Se o dia ao menos tivesse mais horas...
Ando preenchida de mim. Tão preenchida que extrapolo. E torno-me ausente.
Ausente em mim mesma.

Mais uma vez, tudo tem dois lados.
E eu só quero andar no centro.


8.7.09


Eu queria um dia inteiro pra dizer obrigada.
Um dia inteiro sem fim.


Para que eu pudesse permanecer assim
Em estado de graça.


Esta é a minha fala.

Eu queria um dia inteiro pra dizer obrigada.
Um dia inteiro sem fim.


24.6.09

Qual a sua cor?

Venha para o seu mundo
E receba cores da sua alma
O que você sente
O que você ouve
Olhos que vêem
Suspiros de amor
Amor do seu jeito
Flores do seu jardim
Abra as portas da sua casa
Posso adentrar também?
Que cheiro tem
Que som você ouve
Quais são as suas cores?

17.6.09

Qual a sua verdade?

"Você é responsável, não por ter feito algo errado, mas porque é um ser divino. Você pode ter se permitido acreditar que é medíocre, insignificante, uma pessoa comum. Você não é! Seu ser divino está prestes a explodir na luz do mundo, e você será responsável por isso.
Sua alma está passando por uma cirurgia! Todas as almas na face do planeta estão sendo abertas para serem curadas, para terem sua divindade revelada e seu poder divino restaurado. Não haverá mais desculpas, fundamentos lógicos e razões para não brilhar na luz da verdade e assumir o poder de sua divindade. O momento é agora! O processo começou!
O processo de cirurgia da alma é um processo espiritual. É um processo fundamentado na verdade. É um processo de responsabilidade. A parte mais desafiadora do processo é que agora você terá de viver na verdade, sem subterfúgios ou mecanismos para disfarçá-la. Tendo feito isso, terá de escolher como pretende demonstrar a magnificência de sua divindade.
É inútil, absolutamente inútil, continuar tentando diminuir-se. Você sabe o que fazer. Agora só depende de você, divina criatura! Depende de você construir os novos modelos para o modo como pretende viver. A partir deste ponto, o foco principal está em você, para você e sobre você. Quando se reconhecer como o ser divino que é, será fácil se perdoar por todo o tempo que gastou tentando ser qualquer outra coisa.
Até hoje, você pode ter esperado que alguma coisa fora de você mudasse. Hoje, trabalhe na sua mudança e nas ideias que tem a seu respeito."

Iyanla Vanzant

15.6.09

Afresco

por leloveimage.blogspot.com


Há tempos que ando pensando. Observo e penso. Observo, penso e ando.
São falas mudas. São olhares que falam. Sem mais.
Há tempos que quero me permitir mergulhar neste sentimento.
E quem disse que é preciso complicar?
É tão simples. Puro e simples.
Não acho definições. Não encaixa molduras. Nenhuma.
Entram em fusão e é. Simplesmente é.
E quem falou que é preciso traçar a mesma linha? Escrever a mesma letra?
Não. Não é preciso.
E aonde se leu que é melhor ter o mesmo estilo?
Aqui não se tem roupa.
Há tempos.
E eu me aqueço com a luz do seu sorriso. Que tem dobrinhas.
E não existe lugar mais "lugarzinho" que este.
Faz-me apaixonar.
E nem chega a ser paixão. Não dói. Não fere. Não esvazia. Não arranca pedaço.
Graças a Deus.
É mais do que isso. É muito mais.
É mais hoje. É o melhor passado.
E é muito melhor. O que tem se apresentado.
Surpresas da vida.
Eu não troco a simplicidade dos nossos dias por nenhum dia de calendário.
E meu dia está perfeito porque eu amo, todo dia.
Para sempre.
PS. Hoje estou de pantufas, pijama e meias cor-de-rosa.




1.6.09

Tela em Branco

Quero me tornar sua melhor amiga. Conhecer os seus gostos, seus gestos, suas roupas, seu estilo. Quero vivenciar o seu dia-a-dia. Quero saber exatamente o que faz quando acorda. E como leva o seu dia. Quero olhar a cidade com o seu olhar. Quero inspirar o sol com o seu jeito. Quero estar ao seu lado quando colocar seu pijama, saber a textura e a cor dele. Quero saber apreciar um bom livro, um bom banho, uma boa conversa, um beijo de boa noite. Quero entender a sua profissão. Quero compartilhar o seu sucesso, as suas conquistas, e a sua realização interior. Quero estar junto de você em seu escritório. Quero vivenciar o seu processo de criação, quero sentir o prazer de materializar suas idéias. Quero conhecer o seu espaço, o seu mundo, a sua arte. Quero muito mergulhar nas suas cores, nas suas tintas, na sua tela em branco. Quero olhar cada parte de você, seu cabelo, sua pele, sua forma, as cores da sua unha. Quero ver como você caminha, como dança, como se alonga, como medita. Quero estar presente nas suas atividades. Quero saber como você ensina, como conquista, como lidera, como se mostra ao mundo. Quero apreciar os acessórios que você usa. Quero observar como prepara o seu chá da tarde. Quero saber o que gosta de fazer. Quero ir com você nos lugares que te encantam. Quero ouvir você falar. Quero conhecer o seu jeito natural de ser. Quero saber como toma decisões, como faz as coisas acontecerem, como materializa seus desejos. Quero sentir a sua alma, as suas cores, a sua verdade. Quero olhar você com os olhos do Bem.




Quero estar mais perto de quem eu quero ser. Quero me tornar a melhor amiga da pessoa que eu desejo ser. Quero estar mais perto de mim mesma. Agora.

7.5.09

Quem fica parado é poste!

Ouse quere ir mais além
Ouse ser mais alguém
Você melhor.
Levante-se
daonde quer que esteja.
Espreguice-se
e vá em direção ao que almeja.
Faça sol ou faça chuva.
Esteja você na poltrona ou na cadeira.
Acorde.
Tome uma atitude.

Apenas um passo e já não se está mais no mesmo lugar!

30.4.09

Você, banca!?

Innsbruck.Áustria - por meus olhos

São pessoas que te olham e julgam. Mas elas te olham mesmo ou só julgam?
Conversas a parte, como se aquela “cu-rriola” fosse a única coisa importante. Como você me disse, com o queixo no peito. Será que participam de um alongamento coletivo, fico eu a analisar. Será que enxergam além dos óculos? Eu consigo ver, com meus olhos de arquiteta, elas têm cabresto. O do cavalo.
Se ao menos pudessem olhar com a alma. Mas e se os olhos da alma também têm catarata!? Não adianta, nunca veriam a coisa como ela é. Não ouvem, nem sequer, os sons da contemporaneidade.
E eu também julgo. Diria com meu ar de aquariana, elas não sabem de nada. Nada além do seu tempo. Aquele antigo, do Lago dos Cisnes. Se eu tivesse alergia, sairia espirrando. É muito ácaro!
Posso julgar mais um pouco? Não diria julgar, mas olhar as coisas como elas são. Ou pelo menos como se apresentam. Se existisse verdade, não seriam 2 minutos e 47 segundos o tempo de se tornar um profissional. E seriam 5 anos de faculdade? Ou uma vida inteira.
Então fico descobrindo, a cada nova experiência. Está muito calor com este cobertor em cima de mim. É outono e os dias são leves, apesar de frescos.
Se eu puder ir mais além, consigo vê-las como vejo minha vó: fofinha e ás vezes um pouco rabugenta. A maneira como recebeu as experiências da vida a tornou assim. Afinal, tudo é uma questão de ponto de vista! Mesmo que se tenha 70 anos e a visão já não é mais a mesma.
Como serão as suas casas? Eu sinto cheiro de casa de vó. Geladinha e sombria. Mas olha o sol que entra pela cozinha! Elas também têm aconchego. Só não sei qual que é, mas elas têm.
Isso já não importa mais. Foi, muita importância, um dia. Agradeço, sempre me mandam pessoas que tem algo a mais. Uma palavra, um gesto, um sorriso. Ali dentro mesmo daquele círculo. E o hoop sempre presente!
Obrigada!


PS. Por isso que eu amo a arquitetura européia!

AÇÚCAR

Hot coffee in a cold day - por Sennur Hökelekli

E açúcar tem acento? Talvez tenha um assento gostoso, destes que faz a vida parecer perfeita e cheia de entusiasmo. Destes que te abraça quando você mais precisa de um descanso. Descanso dos dias, descanso das pessoas, mesmo que estes sejam bons. Bons de conviver, de conversar, tão bons ao ponto de me ensinar e me fazer ensinar. E o dia continua lindo.
Que a única coisa necessária seja um respiro. Sabe quando se anda no parque? Sabe quando se passeia na praia? Observando as ondas que deslizam tão suave quanto belas!?
A xícara de café continua vazia. Enche e esvazia. Uma mania adquirida pelas pessoas comuns. Hoje em dia todo mundo toma uma xícara de café. Um significado para as segundas intenções. Uma conquista, um novo cliente, um afago nos nervos, uma promoção. Nestas horas eu odeio te convidar para um café. Aliás, eu nunca convidei ninguém para um café. Destes, com intenções “chulas”. Cheira chulé!
E sempre me ensinaram isso. Pessoas, pessoas e pessoas (preferi omitir a procedência). Ao que toda vez, rejeitava esta ação. Mesmo que não me falassem por mal. Sei que não.
Mas com a sutileza dos que tem pureza no coração, eu aprendi a admirar uma mesa das 4 da tarde. Numa conversa singela, num carinho ao esquentar a água no fogão (na simplicidade da vida não-moderna), no colocar o pó: “Vou passar um café”. Ai ai, isto me faz inspirar!
Aquela coisa preta, nem tão gostosa assim, deslizando para a xícara, e as palavras sinceras saem, o sorriso simples aparece, a união das pessoas ao redor da garrafa térmica, ou seja lá aonde for que esteja. Arrepia meus sentidos, emociona meus olhos.
Permita-me mergulhar nesta tinta, borrando-me com este cheiro delicioso, para assentar minha alma no fundo da xícara, aonde adormece o açúcar tingido de preto.


PS. Ando feliz com a minha primeira cafeteira!

28.4.09

Fase poltrona

absolutelybeautifulthings.blogspot.com

Se existe vontade, já existe alguma coisa. Mesmo que esteja ainda flutuando por cima da minha cabeça. Ou pode estar em baixo de mim mesma. De que lado esta bolha vem? E por que você acha que é uma bolha, se não existe clareza do que seja, nem uma cor que indique o sabor, nem uma sombra que sugira o formato, será áspero?
Mas que mania de querer pegar. Mas que mania de sinestésico. Quantas broncas já levei em museus. Broncas de diversas línguas. Eu não experimentei, só ouvi mesmo.
O que não me permite parar, eu sempre quero tocar. Qualquer coisa que seja. Mesmo que o toque não interfira na propriedade da coisa. Mas que coisa!
Desculpe, são as bolhas. Elas não adquiriram matéria ainda, e eu fico aflita porque sei, de certa maneira, quem são elas... só que não posso explicar. Eu não sei. Só sinto o que seja, da onde vêm e para onde querem ir. Usam-me como canal. Ainda bem que minha freqüência é boa, quase sempre.
Se me permite, desejo esperar. O momento propício para a tal se manifestar. No lugar certo. Você sabia que tudo tem seu lugar certo? Mesmo quando se está perdido, como o balão de ar, que voa longe. Uma ansiedade que se torna explosiva e eu preciso mastigar. Qualquer coisa gostosa. Mas e que lugar é este que vem e não chega?
A sensação é tudo. Eu posso ser bela e esbelta, mas uma mordida no chocolate ( nunca soube se já comi uma barra inteira) e a loucura torna-se viva dentro de mim, acreditando que minhas medidas cresceram. Torna-se agonia, mas só dentro de mim. Fora nada mudou. Nem um centímetro. Só não chequei as gramas.
E o dia está belo: um sol lindo numa tardezinha de outono. Eu poderia estar lá fora, fazendo mil coisas. Produzindo, indo de cá pra lá e de lá pra qualquer lugar, que não fosse aqui dentro. Por que acreditamos que a vida louca, louca vida que não pára, nem um segundo sequer, seja a verdade? A verdade é que aqui dentro é muito confortável. È quentinho, e tem uma poltrona linda debaixo da janela. E eu posso observar. Eu gosto assim e gosto do que vejo.
Como um bicho que fica na espreita, só aguardando o momento exato de agir, fico aqui sentindo as bolhas (boas). Na ansiedade de já estar ali e no aprendizado de que tudo tem sua hora. Será às 11:11? Quem sabe às 16:10. Adoro às 4 horas, hora do café que nunca tomo, mas sinto seu cheiro.

27.4.09

Aconchego


www.designerguild.com

Me faz abraçar num dia de inverno
O sol de outono que aquece o corpo
e o vento frio que compõem o cenário
E é livre
Dançando num quarto ao som de nós dois
Sentada na poltrona de livro e chá nas mãos
O óleo de banho que desliza
como a gota de chuva na janela do carro
Me faz observar cores, sombras e texturas
no edredom macio
na pele do seu rosto
no olhar de amor
A lágrima que derrete pelo pequeno espaço
reformando numa planta livre
Sem barreiras
Me faz sentir o tempo
de flores belas num vaso fofo
"coisinhas" que me derretem em criança
O azul royal
O verde limão
O rosa, a cor do meu coração
Puro e infantil, quase sempre
Me faz sorrir
na leveza de ser feliz
na areia que acaricia o pé
na tarde que tem cheiro de café
Hummm. . . como me faz feliz assim
a mordida no bolo de fubá
o sol que entra pela cozinha
o focinho gelado da "mocinha"
E o que falar da companhia do sol
observando as árvores floridas
o conjunto de casinhas
o ateliê de pintura
Me faz bem numa tarde floral (tem biscoito de laranja e suco de limão)
tantas imagens belas!
Me faz apaixonar
pelo nascimento de três vasinhos lindos
- E o dia que começou chuvoso fez germinar flores.



27.2.09



(...)

se anda no tamanho de seu passo

se dança no ritmo da dança

se é pausa, não adianta acelerar

se é movimento, de que adianta parar?

Respeite o fluxo dos dias...
são assim mesmo
A gente nunca entende
mas se chega no lugar exato.


2.2.09

Ciclo


Amor. Vida. Rosa. Sorrisos. Alegria. Laranja. Plenitude. Arte. Sintonia. Brilho. Sol. Amarelo. Cor. Coração puro. Branco. Eu comigo. Bem. Crescimento. Eu com você. Luz. Divino. Pintura. O seu amor. O meu amor. Trabalho. Talento. Prosperidade. Dourado. Renascimento. Borboleta. Voar. Lilás. Atitude. Dança. Tinta. Cura. Saúde. Vitalidade. Verde. Céu. Mar. Pé na areia. Liberdade. Iemanjá. Azul. Linhas. Criatividade. Croquis. Projeto. Paisagem. De Coração. Arquitetura. Vermelho. Beijos. Abraços. Namorado. Amigos. Brincadeiras. Encontros. Família. Viagens. Rede. Terra. Árvore. Areia. Chuva. Gérbera. Flores. Cores. Pincél. Telas. Mental. Espírito. Matéria. Johrei. Comunhão com o Bem Maior. Deus. Proteção. Gratidão.
Harmonia.

Amém


Amor



" O amor é maior e a mais duradoura

das forças existentes no universo.

Não existe poder igual. Deus é amor e vida.

Deus é você e eu."
Iyanla Vanzant




22.1.09

Não subestime não
a vontade de Deus
Não duvide não
da sua luz
e sua força
quantas montanhas se pode mover
quantos horizontes se pode abrir
você mesma
Não subestime não
é Deus agindo em você
De agora em diante
daqui para frente
e sempre!